Compre pelo nosso WhatsApp: Atendimento online

10 Ações para um RH mais estratégico

81 10 Ações para um RH mais estratégico

Já imaginou andar pelos corredores de uma empresa e não encontrar o principal ativo que movimenta as engrenagens da corporação? Sim, as pessoas são importantes e cada colaborador exerce um papel chave para o sucesso da empresa.

O mundo corporativo está em crescente transformação e o que antes era considerado aceitável e até mesmo aplaudido, hoje está em desuso e desincentivado.

É o caso, por exemplo, de uma liderança focada em resultados a qualquer custo, sem considerar aspectos humanos, como o bem-estar dos colaboradores, a ética nas decisões e a responsabilidade social.

Elaboramos esse artigo com 11 ações fundamentais para impulsionar um RH mais estratégico, focado em adotar ações que alinhem suas práticas aos objetivos de negócio. 

Como estabelecer um RH estratégico?

O setor de Recursos Humanos é responsável pela gestão de pessoas. Ele faz a ponte entre colaboradores e empresa, promovendo um ambiente de trabalho saudável e alinhando os objetivos dos funcionários com os da organização. 

É um dos setores mais importantes da corporação. Mas como garantir o desenvolvimento profissional e pessoal de todos, balanceando-os com os interesses da empresa?

Através de algumas ações práticas:

1. Entender o negócio de maneira profunda

Os gestores de RH devem se comprometer a entender a fundo sua tarefa, objetivos da empresa e desafios que a organização enfrenta. Um RH estratégico foca em buscar soluções que realmente impactem positivamente, além de analisar o mercado e buscar ativamente por resultados transformadores.

2. Levantar a bandeira da organização

Um RH estruturado sabe o tom que precisa dar à sua gestão para alinhar a cultura da organização à retenção de talentos. O setor precisa promover os valores empresariais através de campanhas internas, palestras criativas e programas de reconhecimento.

3. Alinhar gestão de pessoas aos objetivos de negócio

Cuidar do capital humano envolve medir índices de turnover e verificar constantemente o clima organizacional. A abordagem do RH deve respeitar os limites da gestão humana, ao mesmo tempo em que provê soluções criativas para garantir os resultados esperados pela corporação.

4. Investir em desenvolvimento e capacitação

A capacitação dos colaboradores é uma das tarefas primordiais do RH e cabe aos gestores desse departamento treinar, desenvolver habilidades, dar feedbacks constantes sobre esse treinamento e garantir que os líderes de cada setor adotem uma postura inspiradora, motivando suas equipes.

5. Liderar inovações

A equipe de RH deve estar sempre à frente na busca por automatização de sistemas, adoção de tecnologias que facilitem a vida dos colaboradores e criação de ambientes que incentivem a criatividade e o engajamento do time.

6. Focar na experiência do funcionário

Mapear a jornada do colaborador, desde a sua contratação, deve ser a prioridade do RH estratégico. É preciso acompanhar a evolução, crescimento e o desenvolvimento do colaborador, dar retornos importantes para o sucesso da parceria e incluir atividades de bem-estar, inclusão e diversidade para contribuir com o engajamento da equipe.

7. Construir uma reputação de “boa empregadora”

Já ouviu falar de Employer Branding? A prática visa destacar os benefícios de fazer parte da organização, atraindo talentos de destaque no mercado e fortalecendo o negócio perante os colaboradores contratados.

8. Estabelecer parcerias internas e externas

É importante conectar todos os setores, como se cada um deles fosse parte de uma máquina complexa. Desenvolver parcerias entre gestores, líderes e funcionários contribui para criar soluções integradas e eficientes. É importante que o RH estratégico entenda que todos os setores são importantes para a harmonia interna do negócio.

9. Mensurar resultados e ajustar o leme

Caso perceba que alguma estratégia não está sendo eficaz ou funcionando corretamente, o gestor de RH, assim como um marinheiro habilidoso, vai “ajustar o leme”. Ou seja: avaliar o sucesso de ações como treinamentos, contratações e iniciativas de engajamento e ajustar as estratégias com base nos resultados obtidos, garantindo melhoria contínua.

10. Presentear colaboradores é parte da estratégia de engajamento

Uma das formas de reconhecimento, valorização e conexão com os colaboradores é através de presentes personalizados. Premiar funcionários competentes, celebrar conquistas e homenagear equipes inteiras por um trabalho bem desenvolvido faz parte de uma estratégia importante para criar uma experiência positiva e duradoura. 

Através dessas 10 dicas, é possível desenvolver uma equipe de RH que exerce um papel fundamental para o crescimento organizacional. Os gestores dessa área podem ser um dos principais agentes transformadores, que impulsionam o negócio e garantem a preservação dos valores laborais.

811 10 Ações para um RH mais estratégico

A seguir, separamos algumas sugestões de presentes corporativos que vão ajudar a reforçar o sentimento de pertencimento e contribuir para um RH mais colaborativo.

Brindes corporativos que contribuem para um RH mais estratégico

Quando bem planejados, presentes personalizados contribuem para a construção de uma cultura organizacional sólida e engajada. Mas como escolher os melhores brindes para colaboradores?

Confira algumas sugestões:

Confira também nossa linha completa de produtos individuais. Converse conosco para o direcionamento ideal para o seu negócio.