Já reparou na sensação que surge quando você passa em frente a uma cafeteria e é surpreendido pelo aroma acolhedor...
Depois da Segunda Guerra Mundial, com o retorno dos soldados, houve estabilidade econômica e uma explosão demográfica. Os bebês nascidos durante esse período receberam a alcunha de “Baby Boomers”, em referência ao aumento significativo de nascimentos no pós-guerra.
Desde então, as gerações são classificadas como uma forma de estudiosos entenderem as mudanças culturais, sociais e econômicas que moldam grupos de pessoas nascidas em determinados períodos.
Você já deve ter percebido como cada geração enxerga o mundo com o seu próprio prisma. Isso afeta suas escolhas, hábitos de consumo, comportamento e até a forma como gostam de ser presenteadas.
Nesse artigo, vamos nos concentrar em brindes personalizados. Como eles podem encantar duas gerações: Millenials e Z, dois públicos que dominam o mercado atual.
Vamos lá?
Millennials: A Geração que Valoriza Experiências e Propósito
Quem são os Millenials? Nascidos entre 1981 e 1996, os Millenials viveram a transição do mundo analógico para o digital. Eles são curiosos por natureza, gostam de se aprofundar em causas sociais e pesquisam muito.
Portanto, brindes rasos não têm vez com eles. Para impactar esse público, é preciso se aprofundar naquilo que eles realmente valorizam: propósito, autenticidade e experiências.
Para os Millennials, angariar um objeto que realmente funcione no dia a dia envolve dialogar com seus valores, é preciso que o item carregue significado (e utilidade também).
Preparamos uma lista para que você se inspire e acerte na escolha para esse público:
- Brindes sustentáveis: copos reutilizáveis, ecobags estilosas, cadernos de papel reciclado e canudos de inox.
- Itens tecnológicos úteis: suportes para notebook, carregadores portáteis, ring lights e fones de ouvido bluetooth.
- Acessórios para bem-estar: kits de autocuidado, velas aromáticas, almofadas de descanso e garrafas térmicas premium.
- Produtos que refletem lifestyle: mochilas modernas, necessaire organizadora ou bolsas dobráveis.
- Brindes que proporcionam experiências: kits de churrasco, kit vinho, kit pipoca ou jogos de tabuleiro para momentos em grupo.
Para que um brinde faça o coração millennial bater mais forte, sua marca precisa entregar bem-estar, praticidade ou comunicar um posicionamento específico.
Mas e quanto à Geração Z?
Geração Z: Autenticidade, Estilo e Tecnologia na Veia
Pessoas dessa geração nasceram entre 1997 e 2012 e representam o primeiro grupo que já cresceu completamente imerso no universo digital. No universo dessa geração, autenticidade é lei.
Eles cresceram em um mundo dinâmico, plural e conectado e isso reflete a forma como eles consomem, falam e se posicionam diante do mundo. A Geração Z é nativa da internet, portanto respira agilidade e conexão.
A criatividade chama a atenção desse público e produtos com estética diferenciada, com vibe criativa e que tenham alguma conexão com o mundo digital ou tendências culturais ganham seu coração.
Quer conquistar a Geração Z? Invista em:
- Brindes estilosos e instagramáveis: bonés, bolsas com estampas criativas, adesivos personalizados e pôsteres decorativos.
- Itens tecnológicos com design: suportes de celular, mini ring lights, caixinhas de som bluetooth e fones de ouvido personalizados.
- Acessórios de estilo de vida: garrafas térmicas coloridas, cadernos com capa criativa, meias divertidas e chaveiros diferentões.
- Brindes colecionáveis ou limitados: pins, cards ou produtos que remetam a fandoms e comunidades online.
- Itens que estimulam a criatividade: kits de lettering, blocos de planejamento, planners ou materiais de papelaria descolada.
É só parar para pensar: esse brinde tem uma carinha “instagramável”? Faria a Geração Z postar nas redes sociais e, de quebra, é útil? Então, pode ter certeza: você acertou em cheio.
E Quando as Gerações se Misturam?
Algumas marcas atendem públicos da Geração Z e Millennials. E nesse caso? Como agradar ambos os públicos e dialogar com eles de maneira a encontrar pontos em comum?
É só pensar no que agrada a ambos: praticidade, a estética e a conexão com causas ou estilos de vida.
Nesse caso, é preciso transitar entre brindes que se comunicam com os dois públicos. Veja alguns exemplos:
- Tecnologia + design: suportes multifuncionais, hubs USB, luminárias LED e gadgets para home office.
- Sustentabilidade com estilo: copos térmicos modernos, ecobags com estampas criativas, porta-copos de bambu e canecas personalizadas.
- Experiência e bem-estar: kits de autocuidado, aromatizadores, almofadas e mantas para home office ou momentos de relaxamento.
- Estilo e funcionalidade: mochilas versáteis, necessaires organizadoras, bonés, bolsas e squeezes com design minimalista.
- Criatividade: planners, quadros de anotações, mouse pads personalizados e kits de papelaria.
Tenha em mente uma regrinha básica ao conversar com essas duas gerações: esse item resolve um problema? Ele pode melhorar a rotina de alguém? Será que o brinde expressa algo sobre quem recebe? Se a resposta dessas perguntas for sim, pode ter certeza de que o brinde será bem-aceito.
Onde encontrar brindes para diferentes gerações?
Como você já percebeu no decorrer do texto, acertar no brinde depende muito do conhecimento do público-alvo.
Para encurtar um pouco seu caminho, a Shark preparou uma loja virtual repleta de brindes que atendem a todos esses perfis, desde os Millennials mais exigentes até os Z’s mais descolados.
Para encontrar o brinde certo, acesse nosso site agora mesmo.