Existe uma fórmula infalível no mundo dos negócios: o bom e velho networking. Mesmo em um mundo cada vez mais...
Autenticidade. Sabe o que essa palavra significa? Significa ser de verdade. Ser inteiro. Não tentar agradar todo mundo, mas se conectar profundamente com quem importa.
No universo do marketing, ser autêntico é como falar no tom exato que o seu cliente entende, confia e valoriza. Os brindes de autoexpressão são a ponte entre o que a sua marca representa e o que o seu público sente.
Mas antes de nos aprofundarmos nesse assunto, vamos entender a seguir o que exatamente são brindes de autoexpressão e por que eles fazem tanto sucesso.
Ideias criativas para presentes autênticos
Antes de mais nada, o que são exatamente brindes de autoexpressão? Bom, essa categoria de presentes se refere a produtos que permitem que as pessoas mostrem quem são. Isso pode acontecer através de frases, cores, causas, passatempos ou até a representação de um estilo de vida.
Brindes assim deixam claro que a empresa se importa com quem está do outro lado, que quer se identificar com o público e fazer com que as pessoas se enxerguem no produto.
Vamos explorar um pouco sobre como esse tipo de brinde pode aumentar o engajamento da marca e transformar a jornada de compra do seu cliente:
- O brinde que fala por mim: representatividade como diferencial
As pessoas adoram se sentir vistas. Produtos que refletem a forma como a pessoa se enxerga podem criar um elo poderoso com a marca. Afinal, quando o presente fala sobre um estilo de vida, ele deixa de ser um simples objeto e se torna um símbolo.
Esse é o poder da autoexpressão.
Vamos ver um exemplo, na prática? Imagine que a loja X realize uma campanha para o público jovem e descolado, que ama música independente. Entregar um copo personalizado com a frase “meu fone é meu mundo” pode acertar em cheio a identidade desse público.
Além disso, tem alto potencial de viralização nas redes sociais.
Quais brindes se encaixam nessa proposta?
- Ecobags com frases inspiradoras que conectam com causas sociais.
- Camisetas com ilustrações divertidas sobre a rotina de quem trabalha em home office.
- Cadernos com capas que remetem a diferentes tribos urbanas ou estilos de vida.
Um brinde que reivindica sentimentos não fica esquecido na gaveta. Ele vai para as ruas, para os stories e atinge diretamente o coração do cliente.
- Personalização: o toque especial que transforma o brinde em presente
Uma das grandes cartas na manga para aumentar o engajamento em ações que miram na autenticidade é a personalização. Um brinde personalizável, que pode ser customizado pelo público da marca, é altamente valorizado.
Isso porque brindes assim respeitam a individualidade de cada um. A personalização pode conter o nome do cliente, frases escolhidas por ele e até diferentes versões do mesmo produto.
Alguns exemplos de brindes personalizáveis:
- Garrafas térmicas com opção de cor e nome gravado.
- Blocos de anotações com capa customizável.
- Estojos ou necessaires com frases escolhidas pelo próprio cliente.
Só de dar a possibilidade para que o cliente escolha algo em relação ao design do produto já aumenta a conexão emocional com o brinde e faz com que o cliente se sinta mais valorizado.
- Brindes que contam histórias: da marca para a vida real
Brindes com storytelling também são bem recebidos porque carregam um conceito por trás da ação. Todo mundo adora ouvir uma boa história e brindes com narrativas ganham um valor simbólico ainda maior.
Imagine, por exemplo, uma empresa que preza pela criatividade e inovação. Em uma reunião com novos colaboradores, a equipe ganha um “kit inspiração”, contendo um bloco de anotações ilustrado, uma caneta divertida e um café artesanal.
Nesse caso, o onboarding bem pensado pode incentivar ideias fora da caixa. É muito mais do que um mimo genérico, é um convite à cultura da empresa.
Ideias de brindes que contam histórias:
- Kits temáticos que reforçam os valores da marca (sustentabilidade, inovação, acolhimento).
- Itens com frases extraídas de campanhas publicitárias ou eventos especiais.
- Brindes sazonais com storytelling específico, como agendas no início do ano com promessas de recomeço.
Ao entender o motivo por trás do presente, o cliente se sente muito mais impactado e a lembrança da marca fica muito mais forte.
- Compartilháveis e colecionáveis: o engajamento vai além do presente
Brindes de autoexpressão são mestres de engajamento nas redes sociais. São eles que se tornam embaixadores da marca sem que você precise pedir. Mas para que isso aconteça, é preciso que os brindes sejam atrativos, fotogênicos ou colecionáveis.
O mais legal de brindes “instagramáveis” é que eles são divulgados por pessoas reais, gerando engajamento autêntico e aumentando a confiança na marca.
Tipos de brindes que funcionam bem nesse formato:
- Canecas com estampas diferentes para colecionar.
- Pins ou bottons com frases divertidas.
- Cartões interativos com desafios ou mensagens para compartilhar.
E aí? Vamos começar a personalizar com autenticidade seus brindes? Que tal dar uma olhada no site da Shark? Lá você encontra:
- Canecas personalizadas com frases criativas.
- Ecobags estilosas com estampas exclusivas.
- Garrafas térmicas com personalização individual.
- Kits temáticos para eventos, onboarding e datas comemorativas.
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