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Eventos digitais: Saiba por que Aderir em sua Empresa

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Em dezembro de 2019, o mundo foi abalado por uma pandemia que deixou profundas marcas. Com a disseminação do coronavírus, empresas do mundo todo tiveram que se adaptar a uma nova realidade: a comunicação à distância.

Na esfera comercial, novos termos ficaram bastante conhecidos: Home Office, atendimento Omnicanal, Eventos digitais e Híbridos e assim por diante. 

Embora a pandemia de COVID-19 tenha sido uma catástrofe sem precedentes, algumas formas de trabalho foram aprimoradas e transformaram-se em oportunidades de inovação para muitas empresas.

Nesse artigo, vamos entender um pouco mais sobre os eventos digitais e como a sua empresa pode aderir a essa ideia como parte dos seus investimentos e modelo de negócios.

A importância dos eventos digitais para a sua empresa

Os eventos digitais continuaram a fazer um sucesso estrondoso, mesmo após o retorno à normalidade no pós-pandemia. Isso aconteceu porque empresas de todos os nichos perceberam que era possível conectar-se com uma audiência global, sem limites geográficos e outros impedimentos físicos.

Além disso, a economia gerada por um evento digital é consideravelmente maior, uma vez que elimina custos de logística e infraestrutura. As vantagens de realizar um evento online são inúmeras. Confira algumas delas:

  • Acompanhamento de métricas e dados detalhados;
  • Expansão de alcance;
  • Facilidade de personalização e inovação;
  • Flexibilidade para os participantes;
  • Garante acessibilidade global;
  • Interatividade e engajamento em tempo real;
  • Maior sustentabilidade;
  • Possibilidade de gravação e acesso posterior;
  • Adaptação rápida a diferentes formatos.

Eventos digitais permitem visualização rápida de resultados e interação maior com a audiência. Isso garante expansão da marca, bem como maior conexão com o público-alvo.

Mas como estruturar um evento digital? Observe as dicas a seguir.

Como estruturar um evento digital?

Embora eventos digitais sejam mais simples, precisam ser planejados cuidadosamente, assim como um evento presencial, para que a experiência da audiência seja envolvente e atinja o objetivo.

Alguns aspectos devem ser levados em conta para que o evento digital seja um sucesso e esse é um guia básico para que sua empresa alcance esse objetivo:

  • Defina as metas

A primeira pergunta que é preciso ser respondida ao planejar um evento online é: qual é o objetivo desse evento? Preciso promover ou lançar um produto? Quero gerar engajamento? Ao estabelecer metas claras fica mais fácil avaliar e mensurar o sucesso por trás do evento.

  • Escolha a Plataforma

Escolher a plataforma do evento é uma etapa muito importante do processo, pois ela deve atender às necessidades do público no dia da transmissão. Verifique se a plataforma contém recursos adequados, tais como: chats ao vivo, enquetes, interatividade, transmissão e assim por diante.

  • Planeje o Conteúdo

O planejamento do conteúdo deve ser feito com antecedência, para dar tempo de divulgar palestrantes, facilitadores e convidados para o evento. A agenda deve ser atraente para os ouvintes e deve conter slides, vídeos e apresentações ao vivo. 

  • Selecione os Palestrantes e Convidados

Os palestrantes e convidados ao evento devem agregar valor ao público. Certifique-se com antecedência de que todos os participantes terão acesso à plataforma e que saibam como utilizá-la da melhor forma possível.

  • Crie uma estratégia de marketing

A divulgação deve acontecer com um tempo de antecedência, para criar expectativa na audiência. As redes sociais precisam estar constantemente abastecidas com conteúdo de valor sobre o evento, bem como e-mails, blogs e outros tipos de publicidade.

  • Abuse do marketing promocional

Ofereça presentes gratuitos para incentivar as inscrições para o evento. Utilize produtos que chamam a atenção da sua audiência, bem como descontos para quem participar ao vivo do evento.

  • Inscrições e Gerenciamento de Participantes

Crie uma página interativa e fácil de usar para acompanhar as inscrições em tempo real. Não deixe essa página complexa demais, já que isso pode ser um empecilho para a otimização da experiência. 

  • Teste a Tecnologia

Todos os recursos e dispositivos precisam estar operando corretamente no dia do evento. Para que isso aconteça, faça testes frequentes com audiências fictícias, além de ensaios com os participantes e palestrantes da programação.

  • Engajamento Durante o Evento

Enquanto está rolando o evento, faça interações em tempo real com seu público, respondendo a perguntas via chat e mantendo a audiência envolvida com as ferramentas de interação.

  • Apoio Técnico

Durante a programação, não tente resolver ou solucionar todos os problemas sozinho. Tenha à sua disposição uma equipe técnica, capaz de sanar problemas na plataforma ou com os participantes.

  • Pós-Evento

Após o evento, lembre-se de continuar engajado com o público que participou e até mesmo com os que se inscreveram e não puderam participar no dia. Agradeça à sua audiência e peça feedbacks sobre o acontecimento. Avalie métricas e analise o que precisa ser aprimorado.

Com essas dicas em mente, o seu evento digital será um sucesso. Aqui na Shark, podemos te ajudar a encontrar os melhores brindes para eventos digitais. 

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Veja alguns exemplos:

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