Entra ano e sai ano, mas uma coisa não muda: a inovação. Seja em qualquer área da vida, inovar é...
Imagine a seguinte cena: você recebe um presente exclusivo, diferenciado e útil, feito sob medida. A sensação é incrível, não é? Sim, presentes personalizados encantam, principalmente se forem úteis e práticos para o dia a dia.
Agora, pare e pense um pouco. Aplicando para os negócios, brindes personalizados dessa categoria podem fortalecer a marca e criar vínculos fortes com os clientes.
Mas como garantir que esses produtos sejam estratégicos e impactantes? A resposta está na organização.
Vamos explorar nesse artigo como se organizar para distribuir brindes personalizados alinhados com datas comemorativas e tendências sazonais.
Passo a passo para um planejamento cuidadoso
A prática de distribuição de brindes personalizados garante o estreitamento de laços entre a empresa e o cliente. No entanto, é preciso fazer um planejamento antecipado e cuidadoso, para que a ação seja um sucesso.
Conheça, portanto, algumas dicas essenciais para garantir impacto e relevância para o público:
- Calendário de brindes
O primeiro passo para estruturar a entrega e distribuição de brindes personalizados é criar um cronograma anual, com as principais datas comemorativas e mudanças de estação. Cada brinde deve corresponder às temáticas e tendências sazonais.
- Pesquise a fundo seu público-alvo.
Não caia na armadilha de comprar itens genéricos que “agradam” todos os públicos. Tenha em mente que cada um possui um perfil diferente e que o sucesso da ação vai depender da escolha correta para cada categoria de pessoas. Um público jovem, por exemplo, pensa diferente de um público mais conservador e maduro. Estude seu público e entregue os itens corretos.
- Planejamento Logístico e Estoque
Os brindes precisam chegar às mãos dos destinatários no momento certo. Portanto, antecipe-se! Garanta com os fornecedores os melhores preços e datas confiáveis para a entrega. Sempre procure fornecedores confiáveis, que entregam com qualidade e sem imprevistos. Mantenha um estoque extra de pedidos para datas com alta demanda, como Natal e Black Friday.
- Planeje a divulgação e a distribuição
Um plano de divulgação detalhado inclui estratégias que podem envolver: posts atrativos nas redes sociais, mensagens personalizadas via e-mail para destacar os brindes, parceria com influenciadores digitais e distribuição dos brindes em feiras e eventos.
- Medindo o impacto e ajustando a rota
Após a ação, é preciso analisar e mensurar os resultados e a satisfação do público. Pesquise esse índice através de enquetes, comentários e interação nas redes sociais, acompanhe o volume de vendas antes e depois da distribuição do brinde e utilize os resultados obtidos para otimizar futuras campanhas estratégicas.
Não se esqueça: promover a entrega de presentes personalizados ao longo do ano é uma estratégia inteligente que visa impulsionar vendas, valorizar o cliente e sempre se manter presente na mente dos consumidores.
Vamos analisar a seguir como planejar um calendário de entrega de brindes para diferentes épocas do ano, na prática.
Planejando um calendário de brindes na prática
Ao longo do ano, diversas datas comemorativas podem ser usadas como “desculpa” para a entrega de um mimo especial. A seguir, vamos explorar algumas das principais datas, bem como sugestões de presentes que se encaixam bem com o calendário de planejamento.
- Janeiro
Muitas pessoas estão se preparando para o início do ano letivo, com a volta as aulas e o foco em metas de Ano Novo. Sugestões de brindes para esse mês: squeeze personalizado, cadernos, canetas, bloco de notas.
- Fevereiro
Fevereiro é o mês do Carnaval e os brindes podem ser personalizados conforme essa temática. Algumas sugestões: abadás, copos personalizados, viseiras.
- Março / Abril
A Páscoa traz uma infinidade de opções de brindes personalizados com chocolates temáticos, embalagens personalizadas, pelúcias fofas e outras opções encantadoras. Sugestões de brindes: canecas decoradas e kits especiais.
- Maio
A data mais esperada de maio é o Dia das Mães. Os brindes podem ser decorados com mensagens emocionantes e itens práticos, tais como: kits de relaxamento e toalhas personalizadas.
- Junho/Julho:
Festas juninas e inverno marcam os meses de junho e julho. Os presentes mais marcantes para a ocasião: canecas, mantas, cachecóis, kits de chá.
- Agosto:
O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto e os presentes podem ser personalizados com frases emblemáticas e homenagens. Confira os brindes mais procurados para a ocasião: chaveiros, canivetes, copos térmicos, kits para churrasco.
- Setembro:
Em setembro, o Dia do Cliente pode ser recheado de presentes: cupons de desconto, kits de churrasco, kits de vinho e assim por diante.
- Outubro:
Outubro possui duas festividades que se sobressaem: Dia das Crianças e Halloween. Brindes interessantes para a ocasião: cadeiras infantis, doces, bonés temáticos.
- Novembro:
Na Black Friday, os brindes precisam incentivar novas compras. É o caso de ecobags e kits promocionais.
- Dezembro:
O Natal é um convite para novos presentes, o que inclui panetones personalizados, agendas para o novo ano e cestas de café da manhã.
Escolha sempre brindes que combinem com o tipo de público que consome a sua marca. Antecipe-se, personalize seus brindes e aproveite cada oportunidade sazonal para encantar seus clientes e expandir seu alcance no mercado.
Conte conosco para orçamentos de brindes personalizados.94 Brindes para Diferentes Épocas do Ano Como se Organizar