Imagine a surpresa de receber um brinde personalizado que ganha vida na tela do seu celular. Sim, isso já é...
Que tal oferecer uma experiência marcante para o seu cliente e sair na frente em um mercado cada vez mais competitivo?
Os brindes gamificados apelam para a interação, inovação e tecnologia, convidando o público a jogar, interagir com o brinde e se engajar com a marca de maneira divertida.
Vamos conhecer melhor essa ideia?
O Que São Brindes Gamificados?
Brindes gamificados, a grosso modo, são produtos que incorporam elementos de jogos em sua proposta. A ideia é criar uma experiência interativa, que pode ser feita tanto com mecanismos simples como ações mais complexas:
- Raspe-e-ganhe,
- Qr codes que levam a jogos online ou realidade aumentada,
- Desafios em grupo,
- Rankings com prêmios,
- E assim por diante.
A estrutura da gamificação aplica dinâmicas de jogo para aumentar o engajamento e estimular comportamentos em situações não relacionadas a jogos.
Mas por que essa ideia funciona?
- Aumento do Engajamento
Ao participar das dinâmicas do jogo, o público fica mais conectado com a marca e se envolve cada vez mais para desbloquear novas experiências, acumular pontos e descobrir qual é o brinde que ganhou. Isso aumenta a exposição à marca.
- Memorabilidade e Diferenciação
O fator surpresa é um dos elementos-chave para uma experiência positiva e duradoura. Um chaveiro com QR Code cheio de desafios exclusivos e prêmios personalizados chama muito mais atenção do que um chaveiro tradicional, que pode ser facilmente esquecido.
- Coleta de Dados e Inteligência de Mercado
Brindes gamificados possibilitam um recurso poderoso para as empresas: a coleta de dados sobre o comportamento do consumidor. Isso permite futuras campanhas mais direcionadas para o perfil do público.
- Estímulo ao Compartilhamento
Brindes gamificados divertidos tendem a viralizar, principalmente se estimularem a competição saudável entre amigos, o que amplia o alcance da marca de maneira natural.
Sim, brindes gamificados são excelentes para promover a empresa e transformar itens simples em verdadeiras experiências de consumo e diversão.
Exemplos de Brindes Gamificados
Vamos conferir na prática alguns exemplos de brindes gamificados? Adapte essa lista para o seu público e aumente as chances de interação com o seu negócio.
Extraímos algumas opções do site da Shark para você se inspirar:
- Almofada Kit Pipoca Personalizada com Desafio de Filmes
A tradicional almofada de pipoca pode se transformar em uma experiência para lá de divertida, incluindo um QR Code que leva a um quiz de filmes. A ideia é simples: os participantes que acertarem todas as perguntas ganham brindes exclusivos ou desconto em sua loja.
- Kit Vinho Personalizado com Jogo de Harmonização
Um kit de vinho personalizado pode ser acompanhado de um jogo interativo, onde o participante aprende a combinar vinhos com pratos específicos. Ao completar o jogo, recebem um certificado digital ou um brinde adicional, como um acessório para vinho.
- Kit Queijo 5 Peças com Desafio Gastronômico
Inclua nesse brinde um desafio gastronômico: os clientes criam receitas utilizando o kit e compartilham nas redes sociais marcando a sua empresa. As criações mais incríveis podem ser premiadas, incentivando o uso do kit e promovendo sua marca de forma orgânica.
- Ombrelone Personalizado com Caça ao Tesouro Digital
Eventos ao ar livre se beneficiam muito com esse brinde, que pode ser gamificado através de um caça ao tesouro digital. Espalhe QR codes em ombrelones que levam a pistas e desafios interativos. Os participantes que completarem a jornada ganham brindes exclusivos, promovendo interação e diversão.
- Álcool em Gel Personalizado com Jogo de Prevenção
Crie jogos educativos, ensinando os participantes sobre prevenção e cuidados com a saúde através de um QR Code no frasco do álcool em gel. No final do jogo, os participantes podem ser premiados com certificados ou brindes adicionais, reforçando a importância de cuidar da saúde de um jeito lúdico.
- Caneca Personalizada com Realidade Aumentada
Crie uma personalização com Realidade Aumentada, que ao ser escaneada com um aplicativo especial, ela revela mensagens, vídeos, jogos ou animações relacionadas aos seus produtos e serviços.
- Squeeze Personalizado com Jogo de Hidratação
Usuários que completarem desafios que incentivam a hidratação regular ganham descontos, produtos ou serviços relacionados com a sua marca. Para isso, inclua um QR Code no squeeze personalizado.
- Bloco de Anotações Personalizado com Desafios Diários
Crie um desafio, onde cada página do bloco de anotações é um convite para um desafio diário que tem a ver com desenvolvimento pessoal ou profissional. Ao completar os desafios e compartilhar as experiências, os usuários podem acumular pontos e trocar por brindes exclusivos.
Adapte essas ideias levando em consideração o perfil do seu público, bem como seus interesses e aspirações. Tenha em mente também qual é o objetivo da sua campanha, para tarefas mais assertivas e segmentadas.
Criar experiências únicas e envolventes é demonstrar para o cliente o quanto sua presença é importante. Isso faz com que você ofereça muito mais do que um simples objeto de graça: brindes gamificados são convites para a diversão e entretenimento.
Vamos começar? Navegue em nosso site e encontre a melhor opção de brindes gamificados para o seu negócio.