Já ouviu falar da certificação GPTW (Great Place to Work)? Trata-se de um selo de excelência concedido a empresas que...
Para entender como funciona o endomarketing, vamos traçar um paralelo com a diplomacia. Países diplomáticos enviam embaixadores, que representam oficialmente seus interesses, carregam sua bandeira em terras estrangeiras e atuam como um elo de comunicação no exterior.
Uma das maiores preocupações do embaixador é defender os objetivos de sua nação no país anfitrião, promover boas relações e reforçar a imagem de sua pátria.
Da mesma forma, funcionários alinhados à cultura organizacional carregam a bandeira da empresa, representando seus valores e visão em cada interação, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho.
Eles atuam como “embaixadores” da marca, defendendo sua reputação em diferentes situações. A principal missão desses “embaixadores” é transmitir confiança e credibilidade diante de clientes, parceiros, fornecedores e comunidade em geral.
O resultado é o fortalecimento dos valores e identidade da empresa diante do mercado, além de uma reputação positiva e duradoura.
Isso se chama endomarketing. Vamos analisar adiante, portanto, mais detalhes sobre essa estratégia e por que ela funciona.
Endomarketing: como aplicar essa técnica?
A palavra endomarketing mescla duas expressões: “endo” (interno) + “marketing” (publicidade). O marketing tradicional é voltado para o público externo: os clientes de uma empresa ou marca. Já o endomarketing dá atenção ao público interno: os funcionários.
O objetivo principal do endomarketing é engajar, motivar, reconhecer e valorizar os colaboradores, tendo como alvo alinhar suas perspectivas aos objetivos da empresa. Quais são as vantagens desse tipo de ação?
- Melhorar a comunicação interna;
- Aumentar o engajamento;
- Reduzir o turnover;
- Fortalecer a cultura organizacional;
- Promover a satisfação no trabalho.
Na teoria, as ações de endomarketing são estratégias essenciais para a melhora do clima organizacional. Mas como funciona na prática? Com alguns passos estratégicos. Vamos listar alguns:
- Brindes e presentes personalizados para membros da equipe;
- Campanhas de reconhecimento e valorização dos colaboradores;
- Comunicação transparente e acessível sobre as decisões da empresa;
- Eventos internos, como confraternizações, workshops e palestras;
- Pesquisas de clima organizacional para ouvir o feedback dos funcionários;
- Programas de bem-estar e qualidade de vida;
- Treinamentos e capacitações.
Essas são algumas das principais ações voltadas para o público interno. Elas são necessárias, pois visam fortalecer o espírito de equipe, tornando-a mais motivada, engajada com as propostas da empresa e mais produtiva em todos os setores.
Pensando nisso, que tal oferecer brindes personalizados como uma ação de endomarketing em sua empresa? No tópico a seguir, te ajudaremos a escolher os melhores brindes para endomarketing.
Como os brindes fortalecem o engajamento do endomarketing
Os brindes personalizados visam fortalecer vínculos entre a empresa e seus colaboradores. Eles podem ser distribuídos como uma forma de celebrar conquistas, reconhecer e valorizar boas ações e reforçar a cultura organizacional.
Veja algumas ocasiões em que brindes personalizados podem ser distribuídos em ações de endomarketing:
- Lançamento de produtos;
- Homenagens individuais ou coletivas;
- Integração ou onboarding;
- Confraternização de empresa;
- Recompensa de metas atingidas;
- Datas comemorativas.
Presentear funcionários da equipe pode ser a chave para a redução do turnover, já que colaboradores satisfeitos dificilmente pedirão demissão ou sentirão vontade de deixar a empresa por qualquer motivo.
Para que a estratégia funcione, porém, é preciso entregar brindes de qualidade, úteis e que atendem às necessidades específicas da equipe.
Confira algumas ideias de brindes para endomarketing:
Um bom kit de escritório é útil para o cotidiano dos colaboradores. Eles podem ter em sua composição: fones de ouvido, canetas personalizadas, cadernos, agendas, calculadoras e outros itens práticos para tarefas diárias.
Canecas personalizadas sempre fazem sucesso e são um dos itens mais procurados para personalização. As canecas são fáceis de estilizar e versáteis.
O kit gourmet agrada aos amantes da gastronomia. Ele pode levar em sua composição: talheres personalizados, itens para um bom churrasco, canecas de café, garrafas térmicas e assim por diante.
As almofadas podem ser distribuídas em eventos mais informais e podem conter mensagens de incentivo, nomes, frases motivacionais, fotos do colaborador e assim por diante.
Entregar itens funcionais como a caixa de som é uma forma de reforçar o compromisso da empresa em atender diferentes necessidades dos funcionários. Elas podem ser estilizadas conforme a proposta do evento ou tipo de homenagem.
Cooler é sempre bem-vindo. Útil para diferentes ocasiões, ele pode ser distribuído em confraternização de empresa, festas de final de ano ou em datas comemorativas.
Em suma, distribuir brindes personalizados para funcionários é uma estratégia de endomarketing que vale a pena! Além dos brindes, faça uma pesquisa do clima organizacional, dê atenção ao feedback e escute as principais reclamações dos colaboradores, tome atitudes para resolver conflitos e acima de tudo: valorize os colaboradores.
Com essas ações, sua equipe terá o melhor time de “embaixadores”, que levará o nome da empresa com orgulho, transmitindo seus valores e conquistando a confiança de clientes, parceiros e do mercado em geral.