A pandemia de COVID-19 mudou o mundo em diferentes sentidos. O que antes era inviável, agora virou prática comum. É...
Toda marca conta uma história. Pode ser uma trajetória inspiradora, um líder que transformou vidas, uma ideia simples que cresceu e ganhou o mundo, ou até mesmo um propósito que move pessoas todos os dias.
As histórias conectam pessoas. Elas despertam emoções, criam vínculos e tornam mensagens complexas mais acessíveis.
Os brindes personalizados podem contar a história da marca de maneira tangível, criativa e memorável.
Vamos explorar um pouco sobre esse assunto no artigo a seguir.
Por que contar histórias através de brindes personalizados?
A marca Casillero del Diablo é um exemplo de como contar uma história envolvente.
Eles criaram uma lenda para justificar o nome do produto. No rótulo, lemos a explicação enigmática de um mito inventado pelo próprio fundador da vinícola, Don Melchor de Concha y Toro, no final do século XIX.
Naquela época, Don Melchor percebeu que alguns dos seus vinhos mais preciosos estavam desaparecendo misteriosamente de sua adega.
Para proteger sua coleção, ele espalhou o boato de que o diabo habitava ali — e assim nasceu a lenda do “Casillero del Diablo”, ou “A Adega do Diabo”.
Essa narrativa mística é um dos traços mais marcantes da adega, que abraçou a história e a incorporou como parte central da sua identidade. Com design sombrio e um nome marcante, a história contada na garrafa cria um ar de mistério e sofisticação, que desperta a curiosidade dos consumidores e fortalece o vínculo emocional com o produto.
Percebe como o storytelling é capaz de transformar um simples produto em uma experiência rica e memorável?
Esse é o poder das narrativas no contexto corporativo e muitas marcas já exploraram essa ideia, contando histórias de sucesso e encantando gerações.
Mas como transformar essa narrativa em brindes personalizados? Imagine, por exemplo, as seguintes situações:
- Exemplo n° 01
Uma vinícola, como mencionado anteriormente, oferece uma miniatura de sua primeira garrafa, acompanhada de um folheto contando a história sobre a primeira safra ou sobre lendas urbanas, como foi o caso do Casillero del Diablo.
- Exemplo n° 02
Uma empresa de tecnologia pode entregar um pen drive que, ao ser conectado, apresenta uma linha do tempo animada da evolução dos seus produtos.
Percebe o poder dessas narrativas, contadas mediante brindes personalizados? A marca deixa de ser apenas mais uma corporação em meio a tantas outras e passa a ter personalidade, com alma, valores e objetivos com os quais os consumidores podem se identificar.
Como contar histórias através de brindes
Todos os detalhes em um brinde podem contar a história da marca. Não é o caso de colocar apenas um logotipo e achar que a narrativa transmite mensagens importantes por si só.
É preciso algo mais. A escolha do item, a embalagem utilizada, o tipo de material, design – tudo pode contar uma história.
Veja alguns exemplos de como isso pode ser feito:
1. Produtos com propósito
Entregue objetos que fazem sentido para o seu público. Por exemplo: se a sua marca levanta a bandeira da sustentabilidade, por que não entregar brindes ecológicos, como cadernos feitos com papel reciclado, copos reutilizáveis ou sacolas de algodão orgânico? Isso demonstra coerência e reforça os valores da marca.
2. Edição especial comemorativa
O aniversário da empresa é uma boa oportunidade de contar sua história e envolver as pessoas na trajetória. Uma caneca com a linha do tempo da empresa, uma caixa personalizada com objetos que representam os primeiros anos da marca e design retrô, essas ideias podem chamar a atenção, tornar a experiência mais marcante.
3. Brindes que contam mini-histórias
Já imaginou contar a jornada da empresa de forma lúdica? Veja algumas dessas ideias: um lápis semente para simbolizar o nascimento da marca, uma bússola que representa a busca por direção, um troféu em miniatura para representar as conquistas – cada um com uma tag explicativa. Esses brindes compartilham histórias e representam criatividade.
4. Personalização com nomes ou datas especiais
Personalizar brindes com nomes de clientes ou escrever um bilhete com mensagens específicas junto ao brinde é uma forma criativa de dizer: “você faz parte da nossa história”. Isso demonstra afeto e cuidado.
Essas sugestões podem ser aplicadas para que brindes simples se tornem experiências enriquecedoras, onde as histórias da marca ganham vida e despertam emoções no público-alvo.
Brindes personalizados criativos – onde encontrar presentes que contam histórias?
Para que ações de marketing promocional produzam os resultados esperados, é importante entender a narrativa da empresa, transferir isso para os produtos e fazer com que eles compartilhem essa narrativa ao mundo.
Para impulsionar a ação, é preciso encontrar um parceiro de qualidade, que entregue uma cartela variada de brindes criativos e reforce os valores da sua marca de maneira tangível e emocional.
Nós somos esse parceiro! Aqui na Shark, você pode encontrar itens que contam a história da sua empresa de forma criativa e envolvente, criando laços duradouros com quem importa: seus clientes, parceiros e colaboradores.
Vamos começar?