Imagine a cena: você ganha um brinde que, ao apertar um botão, diz seu nome ou reproduz uma mensagem personalizada....
Toda marca conta uma história. Pode ser uma trajetória inspiradora, um líder que transformou vidas, uma ideia simples que cresceu e ganhou o mundo, ou até mesmo um propósito que move pessoas todos os dias.
As histórias conectam pessoas. Elas despertam emoções, criam vínculos e tornam mensagens complexas mais acessíveis.
Os brindes personalizados podem contar a história da marca de maneira tangível, criativa e memorável.
Vamos explorar um pouco sobre esse assunto no artigo a seguir.
Por que contar histórias através de brindes personalizados?
A marca Casillero del Diablo é um exemplo de como contar uma história envolvente.
Eles criaram uma lenda para justificar o nome do produto. No rótulo, lemos a explicação enigmática de um mito inventado pelo próprio fundador da vinícola, Don Melchor de Concha y Toro, no final do século XIX.
Naquela época, Don Melchor percebeu que alguns dos seus vinhos mais preciosos estavam desaparecendo misteriosamente de sua adega.
Para proteger sua coleção, ele espalhou o boato de que o diabo habitava ali — e assim nasceu a lenda do “Casillero del Diablo”, ou “A Adega do Diabo”.
Essa narrativa mística é um dos traços mais marcantes da adega, que abraçou a história e a incorporou como parte central da sua identidade. Com design sombrio e um nome marcante, a história contada na garrafa cria um ar de mistério e sofisticação, que desperta a curiosidade dos consumidores e fortalece o vínculo emocional com o produto.
Percebe como o storytelling é capaz de transformar um simples produto em uma experiência rica e memorável?
Esse é o poder das narrativas no contexto corporativo e muitas marcas já exploraram essa ideia, contando histórias de sucesso e encantando gerações.
Mas como transformar essa narrativa em brindes personalizados? Imagine, por exemplo, as seguintes situações:
- Exemplo n° 01
Uma vinícola, como mencionado anteriormente, oferece uma miniatura de sua primeira garrafa, acompanhada de um folheto contando a história sobre a primeira safra ou sobre lendas urbanas, como foi o caso do Casillero del Diablo.
- Exemplo n° 02
Uma empresa de tecnologia pode entregar um pen drive que, ao ser conectado, apresenta uma linha do tempo animada da evolução dos seus produtos.
Percebe o poder dessas narrativas, contadas mediante brindes personalizados? A marca deixa de ser apenas mais uma corporação em meio a tantas outras e passa a ter personalidade, com alma, valores e objetivos com os quais os consumidores podem se identificar.
Como contar histórias através de brindes
Todos os detalhes em um brinde podem contar a história da marca. Não é o caso de colocar apenas um logotipo e achar que a narrativa transmite mensagens importantes por si só.
É preciso algo mais. A escolha do item, a embalagem utilizada, o tipo de material, design – tudo pode contar uma história.
Veja alguns exemplos de como isso pode ser feito:
1. Produtos com propósito
Entregue objetos que fazem sentido para o seu público. Por exemplo: se a sua marca levanta a bandeira da sustentabilidade, por que não entregar brindes ecológicos, como cadernos feitos com papel reciclado, copos reutilizáveis ou sacolas de algodão orgânico? Isso demonstra coerência e reforça os valores da marca.
2. Edição especial comemorativa
O aniversário da empresa é uma boa oportunidade de contar sua história e envolver as pessoas na trajetória. Uma caneca com a linha do tempo da empresa, uma caixa personalizada com objetos que representam os primeiros anos da marca e design retrô, essas ideias podem chamar a atenção, tornar a experiência mais marcante.
3. Brindes que contam mini-histórias
Já imaginou contar a jornada da empresa de forma lúdica? Veja algumas dessas ideias: um lápis semente para simbolizar o nascimento da marca, uma bússola que representa a busca por direção, um troféu em miniatura para representar as conquistas – cada um com uma tag explicativa. Esses brindes compartilham histórias e representam criatividade.
4. Personalização com nomes ou datas especiais
Personalizar brindes com nomes de clientes ou escrever um bilhete com mensagens específicas junto ao brinde é uma forma criativa de dizer: “você faz parte da nossa história”. Isso demonstra afeto e cuidado.
Essas sugestões podem ser aplicadas para que brindes simples se tornem experiências enriquecedoras, onde as histórias da marca ganham vida e despertam emoções no público-alvo.
Brindes personalizados criativos – onde encontrar presentes que contam histórias?
Para que ações de marketing promocional produzam os resultados esperados, é importante entender a narrativa da empresa, transferir isso para os produtos e fazer com que eles compartilhem essa narrativa ao mundo.
Para impulsionar a ação, é preciso encontrar um parceiro de qualidade, que entregue uma cartela variada de brindes criativos e reforce os valores da sua marca de maneira tangível e emocional.
Nós somos esse parceiro! Aqui na Shark, você pode encontrar itens que contam a história da sua empresa de forma criativa e envolvente, criando laços duradouros com quem importa: seus clientes, parceiros e colaboradores.
Vamos começar?