Começar em uma nova empresa pode ser um momento cheio de incertezas e até mesmo ansiedade para muitas pessoas. É...
Já ouviu falar da certificação GPTW (Great Place to Work)? Trata-se de um selo de excelência concedido a empresas que são reconhecidas por serem ótimos locais para se trabalhar.
Great Place to Work é uma consultoria global, que atua avaliando o nível de satisfação dos colaboradores dentro da cultura organizacional.
Como funciona a avaliação?
- Pesquisa de Clima Organizacional
Os colaboradores respondem às pesquisas da GPTW para medir fatores como: credibilidade, respeito, confiança, orgulho e solidariedade.
- Feedback construtivo
Após a pesquisa, a corporação recebe um relatório de resultados, apontando as áreas de melhorias e quais são os pontos fortes da cultura organizacional.
- Certificação
Após a pesquisa, a empresa recebe a sua pontuação. Se atingir os pontos mínimos, cerca de 70%, ela recebe o seu certificado, válido por 12 meses.
Existem inúmeros benefícios de conquistar o certificado GPTW. Elaboramos esse artigo para te ajudar a descobrir como a sua empresa pode se enquadrar nos critérios necessários e aproveitar as vantagens de ser reconhecida como um excelente lugar para se trabalhar.
Passo a passo para conquistar a certificação GPTW
Conquistar uma boa reputação no mercado pode parecer uma tarefa difícil. Porém, a certificação GPTW ajuda a tornar isso evidente. Quais são os maiores benefícios de obter o certificado?
- Atrair novos talentos,
- Engajar e motivar colaboradores,
- Melhorar o ambiente de trabalho,
- Promover maior produtividade,
- Reduzir o turnover,
- Ganhar credibilidade entre clientes,
- Atrair investidores e parceiros.
Qual é o passo a passo, porém, para angariar esse selo? Em primeiro lugar, atente-se aos critérios avaliados. A certificação é baseada em dois ideais:
Trust Index: Esse critério é baseado na pesquisa com os funcionários e mede a experiência dos colaboradores em relação à empresa.
Culture Brief: A cultura organizacional é avaliada, levando em conta as práticas e políticas de gestão de pessoas no ambiente corporativo.
A avaliação, em geral, demonstra a preocupação da empresa com seu pessoal, além de promover práticas de incentivo para um ambiente inovador, saudável e inclusivo.
Na prática, portanto, como conquistar esse certificado?
Através dos seguintes passos:
- Faça pesquisa de clima organizacional
Contrate a avaliação da GPTW em sua empresa e a pesquisa atestará a percepção da cultura organizacional dentre os funcionários. Eles serão avaliados em relação à confiança, respeito, orgulho e fraternidade, fornecendo um diagnóstico detalhado que permitirá identificar pontos fortes e áreas de melhoria.
- Atinja os pontos necessários para aprovação
Para obter o certificado, é preciso alcançar a pontuação mínima de 70% da pesquisa. As áreas avaliadas englobam: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e fraternidade.
- Resolva os problemas do relatório
Melhore os pontos críticos e analise de forma criteriosa as áreas que precisam de melhoria. Implemente ideias e sistemas voltados para resolução, incluindo programas de valorização de funcionários, iniciativas de bem-estar e políticas de reconhecimento.
- Renove a Certificação todos os anos
Como o certificado é válido por um ano, é preciso realizar a pesquisa anualmente. Essa busca pela melhoria contínua é um dos traços mais marcantes de empresas consideradas “melhores de se trabalhar”.
O grande segredo por trás da certificação GPTW é o foco nas pessoas e no fortalecimento da cultura corporativa. Essa certificação é um ímã para a atração de novos talentos e é usada para destacar corporações, transformar ambientes de trabalho e evidenciar a cultura interna da empresa.
Como valorizar funcionários e se destacar no mercado
A Magazine Luiza é uma empresa conhecida como um exemplo de sucesso em gestão de pessoas, reconhecida por sua cultura organizacional inovadora, práticas inclusivas e foco no bem-estar dos colaboradores.
A gigante do comércio utiliza a certificação GPTW como catalisador para transformar seus ambientes de trabalho. O resultado direto dessa ação é o alto índice de satisfação e retenção de funcionários, além de a empresa ser reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Uma lição que se tira dos cases de sucesso da certificação GPTW é a valorização e reconhecimento de funcionários. Isso é importante porque a busca promove:
- inclusão,
- conecta os colaboradores aos valores da empresa e
- cria a ambiência perfeita para a produtividade e manejo otimizado das funções cotidianas.
Uma das formas de demonstrar preocupação e reconhecimento para com os colaboradores é através de brindes personalizados.
Encontrar presentes que sejam úteis, significativos e alinhados com os valores da empresa pode fortalecer o vínculo entre a organização e seus colaboradores, além de transmitir uma mensagem de apreço e cuidado.
Confira alguns brindes para funcionários que podem ser excelentes canalizadores de engajamento e motivação:
A certificação GPTW promove a valorização dos funcionários, mas conquistar esse título, porém, envolve construir uma empresa mais forte, adaptada à realidade dos colaboradores.
Envolve também valorizar e reconhecer as qualidades, pontos fortes e principais características do time.
Nossa equipe está pronta para ajudar quando o assunto é valorização de pessoas. Confira nossa lista de presentes especiais na loja virtual e faça já o seu pedido!