Começar em uma nova empresa pode ser um momento cheio de incertezas e até mesmo ansiedade para muitas pessoas. É...
“As pessoas não se importam com o quanto você sabe, até saberem o quanto você se importa”. Essa frase, extraída do livro “O Monge e o Executivo” reflete bem o conceito principal de Employee Experience: empatia.
Ultimamente, o EX (Employee Experience) tem ganhado notoriedade e destaque nas organizações porque usa a empatia como principal estratégia para atrair, engajar e reter talentos.
Nesse texto, exploraremos as principais ideias do EX e como você pode implementar a prática em sua empresa.
O que é Employee Experience?
O termo “Employee Experience”, traduzido ao pé da letra, significa “Experiência do colaborador”. Na prática, referem-se às percepções e interações durante toda a jornada do funcionário, desde a contratação.
O que pode ser considerado nessa experiência?
- Ferramentas de trabalho.
- Espaço físico.
- Cultura organizacional.
- Sentimento de pertencimento.
- Relações interpessoais
A prática envolve criar condições para que os profissionais se sintam acolhidos, valorizados e respeitados no ambiente de trabalho para que possam realizar em troca um trabalho de qualidade, produtivo e engajado.
Quais são os benefícios de proporcionar uma atmosfera como essa para os colaboradores?
- Engajamento
Profissionais que se sentem motivados e engajados com a empresa em que trabalham contribuem com as metas da empresa.
- Atração de profissionais de qualidade
Novos talentos sentem-se atraídos por empresas com reputação de “boa empregadora”.
- Retenção de talentos
A prática também contribui para a diminuição do turnover empresarial, o que interfere diretamente nos gastos orçamentais.
- Aumento da produtividade
Os resultados do trabalho de profissionais felizes são superiores aos de colaboradores com baixa motivação.
- Reflexo no cliente final
Boas práticas de EX refletem diretamente nos clientes, já que funcionários satisfeitos entregam um atendimento melhor.
Os benefícios de aderir ao Employee Experience são inúmeros. Mas, na prática, como melhorar a experiência do colaborador? Siga as dicas a seguir.
Boas práticas para melhorar o Employee Experience
Lembre-se sempre de que, para criar uma experiência cativante para os colaboradores, o foco sempre deve estar nas pessoas por trás dos números do RH.
Isso não envolve apenas algumas boas ações e sim a experiência consistente e positiva, uma abordagem proativa voltada para o maior recurso que uma empresa pode ter: as pessoas.
Confira, portanto, algumas atitudes práticas para melhorar o clima organizacional:
- Mapeie a jornada do colaborador
Estude todos os pontos altos da jornada do colaborador, desde a sua contratação até o desligamento. Identifique os pontos de melhoria, bem como os pontos fortes desse recrutamento. Avalie como melhorar as próximas contratações de acordo com as necessidades do time.
- Promova uma cultura de retorno
Um ambiente acolhedor promove feedbacks constantes. Permita que os colaboradores se sintam à vontade para compartilhar ideias, resolver conflitos, oferecer sugestões e implementar melhorias.
- Invista em planos de carreira individuais
Ofereça uma jornada clara para o colaborador, com visões transparentes de onde ele pode chegar e quais são os meios para alcançar esse crescimento. Permita que ele participe de treinamentos, mentorias e workshops para atingir seus objetivos dentro desse plano de carreira.
- Garanta um ambiente de trabalho saudável
Ambientes tóxicos podem drenar toda a energia do colaborador. Capte imediatamente atmosferas negativas e aja para sanar o problema. Priorize sempre o bem-estar físico e emocional dos funcionários, implementando suporte à saúde mental e espaços para qualidade de vida.
- Celebre conquistas e reconheça esforços
É importante celebrar conquistas, comemorar marcos importantes na jornada do profissional. Reconheça publicamente os esforços e elogie-os. Isso pode contribuir diretamente com o senso de valor e pertencimento do colaborador.
- Crie políticas de inclusão
Uma experiência positiva na EX é pautada em cima de inclusão e diversidade. Crie um ambiente de respeito e positividade, para que todos os funcionários se sintam acolhidos e valorizados.
- Ofereça presentes personalizados
Brindes personalizados são excelentes ferramentas para demonstrar apreço e promover uma cultura de suporte e colaboração. Ofereça presentes que realmente serão úteis para os colaboradores, sempre priorizando a personalização individual dos brindes.
Conforme mencionado no início desse artigo, os líderes têm papel crucial na experiência dos colaboradores. Demonstrar empatia não é sinal de fraqueza e sim de uma liderança forte e coerente.
Nunca se esqueça: a experiência EX cria organizações competitivas, eficientes e humanas. Empresas que adotam a prática revertem as ações mencionadas acima em benefícios significativos em termos de engajamento, produtividade e retenção de talentos.
A seguir, confira alguns produtos que podem fazer toda a diferença na experiência do colaborador com a sua empresa.
Brindes personalizados para reforçar a cultura organizacional
Promover uma liderança humanizada, livre de preconceitos, envolve criar um ambiente de trabalho onde os profissionais se sintam valorizados e motivados para contribuir cada vez mais com o sucesso organizacional.
Presentes personalizados podem criar um efeito positivo na mente dos profissionais, principalmente se forem oferecidos como recompensa por marcos importantes em sua jornada laboral.
Observe algumas opções:
- Squeeze personalizado
- Agenda executiva
- Caneca térmica
- E assim por diante.
Adotar as práticas mencionadas nesse artigo pode melhorar todos os aspectos da cultura organizacional. Se precisar de ajuda para escolher os melhores presentes para premiar colaboradores, converse com um de nossos atendentes virtuais.