Já ouviu falar da certificação GPTW (Great Place to Work)? Trata-se de um selo de excelência concedido a empresas que...
Em dezembro de 2019, o mundo foi abalado por uma pandemia que deixou profundas marcas. Com a disseminação do coronavírus, empresas do mundo todo tiveram que se adaptar a uma nova realidade: a comunicação à distância.
Na esfera comercial, novos termos ficaram bastante conhecidos: Home Office, atendimento Omnicanal, Eventos digitais e Híbridos e assim por diante.
Embora a pandemia de COVID-19 tenha sido uma catástrofe sem precedentes, algumas formas de trabalho foram aprimoradas e transformaram-se em oportunidades de inovação para muitas empresas.
Nesse artigo, vamos entender um pouco mais sobre os eventos digitais e como a sua empresa pode aderir a essa ideia como parte dos seus investimentos e modelo de negócios.
A importância dos eventos digitais para a sua empresa
Os eventos digitais continuaram a fazer um sucesso estrondoso, mesmo após o retorno à normalidade no pós-pandemia. Isso aconteceu porque empresas de todos os nichos perceberam que era possível conectar-se com uma audiência global, sem limites geográficos e outros impedimentos físicos.
Além disso, a economia gerada por um evento digital é consideravelmente maior, uma vez que elimina custos de logística e infraestrutura. As vantagens de realizar um evento online são inúmeras. Confira algumas delas:
- Acompanhamento de métricas e dados detalhados;
- Expansão de alcance;
- Facilidade de personalização e inovação;
- Flexibilidade para os participantes;
- Garante acessibilidade global;
- Interatividade e engajamento em tempo real;
- Maior sustentabilidade;
- Possibilidade de gravação e acesso posterior;
- Adaptação rápida a diferentes formatos.
Eventos digitais permitem visualização rápida de resultados e interação maior com a audiência. Isso garante expansão da marca, bem como maior conexão com o público-alvo.
Mas como estruturar um evento digital? Observe as dicas a seguir.
Como estruturar um evento digital?
Embora eventos digitais sejam mais simples, precisam ser planejados cuidadosamente, assim como um evento presencial, para que a experiência da audiência seja envolvente e atinja o objetivo.
Alguns aspectos devem ser levados em conta para que o evento digital seja um sucesso e esse é um guia básico para que sua empresa alcance esse objetivo:
- Defina as metas
A primeira pergunta que é preciso ser respondida ao planejar um evento online é: qual é o objetivo desse evento? Preciso promover ou lançar um produto? Quero gerar engajamento? Ao estabelecer metas claras fica mais fácil avaliar e mensurar o sucesso por trás do evento.
- Escolha a Plataforma
Escolher a plataforma do evento é uma etapa muito importante do processo, pois ela deve atender às necessidades do público no dia da transmissão. Verifique se a plataforma contém recursos adequados, tais como: chats ao vivo, enquetes, interatividade, transmissão e assim por diante.
- Planeje o Conteúdo
O planejamento do conteúdo deve ser feito com antecedência, para dar tempo de divulgar palestrantes, facilitadores e convidados para o evento. A agenda deve ser atraente para os ouvintes e deve conter slides, vídeos e apresentações ao vivo.
- Selecione os Palestrantes e Convidados
Os palestrantes e convidados ao evento devem agregar valor ao público. Certifique-se com antecedência de que todos os participantes terão acesso à plataforma e que saibam como utilizá-la da melhor forma possível.
- Crie uma estratégia de marketing
A divulgação deve acontecer com um tempo de antecedência, para criar expectativa na audiência. As redes sociais precisam estar constantemente abastecidas com conteúdo de valor sobre o evento, bem como e-mails, blogs e outros tipos de publicidade.
- Abuse do marketing promocional
Ofereça presentes gratuitos para incentivar as inscrições para o evento. Utilize produtos que chamam a atenção da sua audiência, bem como descontos para quem participar ao vivo do evento.
- Inscrições e Gerenciamento de Participantes
Crie uma página interativa e fácil de usar para acompanhar as inscrições em tempo real. Não deixe essa página complexa demais, já que isso pode ser um empecilho para a otimização da experiência.
- Teste a Tecnologia
Todos os recursos e dispositivos precisam estar operando corretamente no dia do evento. Para que isso aconteça, faça testes frequentes com audiências fictícias, além de ensaios com os participantes e palestrantes da programação.
- Engajamento Durante o Evento
Enquanto está rolando o evento, faça interações em tempo real com seu público, respondendo a perguntas via chat e mantendo a audiência envolvida com as ferramentas de interação.
- Apoio Técnico
Durante a programação, não tente resolver ou solucionar todos os problemas sozinho. Tenha à sua disposição uma equipe técnica, capaz de sanar problemas na plataforma ou com os participantes.
- Pós-Evento
Após o evento, lembre-se de continuar engajado com o público que participou e até mesmo com os que se inscreveram e não puderam participar no dia. Agradeça à sua audiência e peça feedbacks sobre o acontecimento. Avalie métricas e analise o que precisa ser aprimorado.
Com essas dicas em mente, o seu evento digital será um sucesso. Aqui na Shark, podemos te ajudar a encontrar os melhores brindes para eventos digitais.
Veja alguns exemplos:
Converse com um de nossos atendentes e escolha as melhores opções para o seu negócio.