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Onboarding de funcionários: Boas práticas e como fazer um memorável

7 Onboarding de funcionários Boas práticas e como fazer um memorável

Imagine-se em uma terra desconhecida, em uma viagem para um país do qual só ouviu falar através de relatos de outros viajantes. Você acaba de desembarcar no aeroporto e está animado para explorar cada canto desse território vasto, porém ainda não tem um mapa em mãos.

Essa situação pode ser comparada à chegada de um funcionário novo. E o onboarding é o mapa, um guia para que o novato receba uma experiência acolhedora, cheia de propósito e inspiradora.

Existe um abismo entre a mera integração, com todas as suas formalidades e burocracias, e o onboarding, momento em que novos talentos realmente se integram à equipe, vestem a camisa do time, sentem-se protagonistas na história da empresa, conectados aos valores do time.

No texto a seguir, vamos explorar as melhores práticas para um onboarding memorável e como essa ação pode ser a ponte para um relacionamento enriquecedor entre a companhia e os novos talentos.

Checklis do onboarding 

Utilizando o paralelo do viajante em terras desconhecidas, apresentado no começo desse artigo, um funcionário que acaba de desembarcar em uma nova empresa está cheio de expectativas, com um frio na barriga peculiar e com combustível suficiente para começar uma grande jornada. 

Ao receber o mapa local em mãos, o viajante logo começa a se situar, tentando reconhecer os limites do território e estudar os pontos altos da viagem. Um local novo de trabalho pode parecer um tanto quanto intimidador, mas logo surgem alguns “parceiros de viagem” para tornar a jornada mais acolhedora.

Os colegas de time têm um papel vital nesse primeiro contato e devem estar alinhados com os gerentes, equipe de RH e chefes de equipe para que o novato se sinta valorizado e bem acolhido.

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Algumas dicas são essenciais para criar uma experiência incrível logo de início:

  • Planejamento

Nada causa mais frustração do que começar em um trabalho novo sem o mínimo de preparo ou atenção por parte da gerência. Portanto, crie planos estruturados para os primeiros dias do novo funcionário. Conheça com antecedência suas funções e o que se espera deles, garanta que recursos estejam disponíveis em sua estação de trabalho desde o primeiro dia. 

Itens tais como: crachás, computadores, telefones e softwares devem estar prontos logo de início. Isso demonstra preparo e antecipação por parte da empresa, além do cuidado e atenção aos detalhes.

  • Brindes de boas-vindas

Alguns itens mencionados acima podem ser personalizados com nome, setor e outros detalhes pessoais sobre o recém-chegado. Como montar um kit onboarding? Através de um kit de boas vindas colaboradores. Entregar um presente de boas-vindas é uma demonstração de gentileza que fica marcada na memória do funcionário.

Presentes úteis, tais como: agendas, canetas, bolsas, mochilas, calculadoras, bolsas executivas etc, podem fazer toda a diferença nesse começo e causam boa impressão.

  • Faça uma boa apresentação dos costumes, valores e cultura empresarial

Não faça apresentações monótonas da história corporativa. Para que o onboarding seja memorável, apresente os valores da empresa de um jeito envolvente, cativante, que faça com que o novo “viajante” sinta que chegou no lugar certo, para a missão certa!

Promova reuniões com diferentes equipes, departamentos diversos, explicando como que todas as áreas colidem e se conectam com um todo, seja criativo!

  • Seja realista, trace objetivos

O funcionário que tem uma visão clara e objetiva de suas funções saberá melhor como as desenvolver no dia a dia. Suas responsabilidades e expectativas não devem ser turvas, mas embasadas em pilares claros, metas realistas e objetivos bem alinhados.

Programe-se para criar feedbacks regulares, esse ponto é imprescindível para um bom onboarding.  O novato precisa saber se está atendendo às expectativas e, se isso não estiver acontecendo, quais são os campos para melhora? Nada é pior do que ficar às escuras quanto às expectativas desalinhadas. Isso só gera ansiedade e frustração – o que impacta diretamente no serviço apresentado.

  • Ofereça um parceiro de viagem

Os mentores tornam o onboarding mais acessível e humano. Ter alguém com quem tirar dúvidas, receber ajuda na adaptação, esclarecer problemas e literalmente “pegar pela mão” acelera o aprendizado. Além disso, estreita laços e facilita a socialização.

Um mentor tem um papel vital para o sucesso do onboarding, auxiliando a equipe de RH e quebrando o gelo para que o novato se sinta cada vez mais acolhido e bem recepcionado.

  • Envolva toda a equipe

A equipe precisa estar alinhada e comprometida ao receber um novo colega de time. Portanto, prepare o território, faça dinâmicas tranquilas para apresentação do novo parceiro, estimule a interação entre os novos companheiros de trabalho através de reuniões informais.

A conexão imediata ao grupo pode resultar em satisfação e resultados mais eficientes ao longo da jornada de trabalho.

Nunca se esqueça: o onboarding é uma ocasião especial que pode transformar por completo a experiência de trabalho, causando boa impressão logo de início, conectando o profissional aos valores da empresa e treinando o novo talento com a mesma visão e princípios da corporação. 

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